19/05/2017 11:03 (164 acessos)

DRE-8 promove Oficina para Professores do Ensino Médio

O Serviço de Ensino Médio da DRE-8 promoveu na manhã de quinta-feira, 18, a Oficina de Construção de Item INEP/ENEM. Realizado no Colégio Estadual João Batista Nascimento, o evento teve a participação de professores de 20 unidades de ensino que estão jurisdicionadas à diretoria e ofertam essa etapa da educação básica.

Com a finalidade de instrumentalizar o professor para um trabalho de melhor qualidade no que se refere ao conhecimento da estruturação do item do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), o curso prático contempla as competências e habilidades desenvolvidas na matriz de referência que dão caracterização aos itens apresentados nas provas.

"Há necessidade de conhecer, dominar e saber operacionalizar as competências e habilidades postas nas áreas de conhecimento, as quais devem ser apropriadas pelo professor que lida diretamente com essa realidade em sua vivência de trabalho. De posse deste conhecimento pode orientar e melhor atender o aluno, inclusive construindo questões a partir do modelo proposto pelo INEP", afirma o professor Ricardo Menezes, técnico do ensino médio da DRE-8.

O curso foi construído e ministrado pelo professor Dicson Soares, que leciona há mais de dez anos no ensino regular do Colégio Estadual Juscelino Kubitschek e também atua no Pré-Universitário como docente e articulador da área de Linguagens. Em sua concepção, o curso contribui diretamente para formação e atualização do profissional em relação ao processo avaliativo do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

O Ensino Médio da DRE-8, seguindo o direcionamento da coordenação pedagógica da regional, com essa iniciativa, estabelece uma parceria com o Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (DASE), possibilitando uma ampliação de conhecimentos aos professores das escolas estaduais que tem vivência de envolvimento com o ENEM muito presente em seu cotidiano. Além disso, avança no processo de concretização de seu plano de ação, visando um atendimento de maior qualidade ao trabalho já desenvolvido pelos professores do ensino médio das escolas da regional.