Notícia do Portal

18/05/2017 10:13 (444 acessos)

Secretaria de Educação participa do 10º Enfope/11º Fopie


O evento tem abrangência internacional e contempla profissionais da educação básica e superior, envolvendo todas as modalidades de ensino, com a participação de teóricos e educadores do Brasil e de outros países

 

Por meio do Departamento de Educação, o Núcleo de Estudos, Pesquisas em Avaliação e Currículo, da Secretaria de Estado da Educação (Nepac/Ded/Seed), ministra, dentro da programação do 10º Encontro Internacional de Formação de Professores (Enfope)/11º Fórum Permanente Internacional de Inovação Educacional (Fopie), o minicurso "Avaliação da Aprendizagem e Questões Contextualizadas: possibilidades de construção de conhecimento". Realizados no mesmo evento, o Encontro e o Fórum estão sendo sediados pela Universidade Tirantes, em Aracaju.

 

O evento, iniciado na última segunda-feira (15), possui abrangência internacional e contempla profissionais da educação básica e superior, envolvendo todas as modalidades de ensino, tendo a participação de teóricos e educadores do Brasil e de outros países, com a proposta de assimilar as discussões sobre Educação, Base Nacional Comum Curricular e Formação de Professor. A programação segue até a próxima sexta-feira (19) e conta com o apoio do Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Educação.

 

De acordo com a coordenadora do Nepac e uma das ministrantes do minicurso "Avaliação da Aprendizagem e Questões Contextualizadas", professora Joniely Cheyenne, a atividade abordou concepções acerca da avaliação da aprendizagem e de bases legais e teóricas da prática avaliativa. O minicurso abordou também a importância da avaliação no processo educativo, as funções da avaliação da aprendizagem, "a construção de questões contextualizadas e propostas de intervenção pedagógica".

 

"O Minicurso será concluído nesta sexta-feira (19) com uma carga horária de 20h. Trabalhamos com as 40 participantes as possibilidades de apropriação e interpretação das pesquisas de avaliações externas e internas, e como fazer uso pedagógico desses dados", destaca Joniely.

 

Ministraram o minicurso "Avaliação da Aprendizagem e Questões Contextualizadas: possibilidades de construção de conhecimento", além da professora Joniely, a professora Kleane de Matos Copeland (Nepac/Ded/Seed), e a professora Paula Tauana Santos (Unit).

 

O 10º Enfope/11º Fopie representa um importante espaço de debate e neste evento busca-se discutir políticas públicas de educação, o Sistema Nacional de Educação e o Plano Nacional de Educação numa perspectiva que atenda aos anseios sociais.

Voltar à página anterior