19/05/2017 08:45 (401 acessos)

Abertas as inscrições para o 10º Prêmio Professores do Brasil

Professores da Educação Básica da rede pública já podem se inscrever para o 10º Prêmio Professores do Brasil. As inscrições tiveram início no dia 8 de maio e prosseguem até 25 de agosto, através do site premioprofessoresdobrasil.mec.gov.br/.

A participação dará visibilidade a experiências pedagógicas consideradas exitosas e que possam inspirar professores, os sistemas de ensino e as instituições formadoras. O Prêmio Professores do Brasil tem como principal objetivo valorizar os professores da rede pública de todo o Brasil, que desenvolvem experiências bem-sucedidas, criativas e inovadoras.

De acordo com Fátima Paiva, coordenadora executiva do Prêmio Gestão, podem participar do prêmio os docentes que realizaram trabalhos relevantes. "O professor que tiver projetos, experimentos, aulas diferenciadas, seminários, tudo o que envolva estudantes e que tenha produzido efeitos positivos no processo de ensino e aprendizagem, é interessante que participe", afirmou.

Etapas

Na etapa estadual, os 486 trabalhos selecionados pelos comitês estaduais receberão certificados em homenagem ao seu desempenho e os 162 professores selecionados como o melhor de sua categoria passarão para a etapa regional.

Nesta etapa regional, os 30 vencedores receberão, cada um, o valor de R$ 7 mil e troféus. As escolas dos 30 vencedores serão premiadas com placas comemorativas e equipamentos de informática e softwares com conteúdo educacional.

Já na etapa nacional, cada um dos vencedores - um por categoria - além dos R$ 7 mil, ganhará mais R$ 5 mil e o troféu.

Categorias

O Prêmio Professores do Brasil é composto por seis categorias com premiação definida nas etapas de Educação Básica: Creche; Educação Infantil; Pré-Escola; Ciclo de Alfabetização: 1º, 2º e 3º anos; 4º e 5º anos: Anos iniciais do ensino fundamental; 6º e 9º ano: Anos finais do Ensino Fundamental; e Ensino Médio.

O Prêmio contará nesta edição com uma novidade, que será a premiação em temáticas especiais: Esporte como estratégia de aprendizagem; Conservação e uso consciente da água; Uso da Tecnologia de Informação e Comunicação no Processo de Inovação Educacional; e Estímulo ao Conhecimento Científico no Ensino Médio.