08/05/2017 17:21 (977 acessos)

Secretário reúne equipe e traça metas e ações para melhoria da Educação

Por Ítalo Marcos

O Secretário de Estado da Educação, Jorge Carvalho, promoveu na manhã desta segunda-feira, 8, um encontro com diretores de Diretorias Regionais de Educação e chefes dos setores da Secretaria de Estado da Educação. A reunião foi realizada na sede da Seed, com a presença do superintendente executivo da Seed Everton Siqueira, da chefe de gabinete Anne Alice Freitas Costa de Oliveira, e assessores. O objetivo foi traçar metas e ações para a melhoria da qualidade do ensino em Sergipe.

Jorge Carvalho explicou que a Seed está desenvolvendo três linhas de trabalho de natureza técnico-pedagógica, coordenadas pelo Departamento de Educação (DED), e que visam elevar os índices da educação no estado.

A primeira delas diz respeito ao Projeto Aula Digital, que tem como público alvo alunos das séries iniciais do ensino fundamental. Promovido pela Fundação Telefônica em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, o programa oferece capacitação para professores para que possam trabalhar com a aula digital, além de atividade de acompanhamento e apoio em sala de aula.

Cada escola receberá uma maleta portátil que contém um laptop para o professor, tablets para os estudantes e um projetor. Com esse material, a unidade de ensino oferecerá um conteúdo interativo para ser trabalhado em sala de aula. O projeto contemplará unidades escolares estaduais e municipais.

"Além de atender todas as 99 escolas estaduais que possuem os anos iniciais, nós vamos contemplar mais 411 escolas municipais, totalizando 510 unidades de ensino", explicou o secretário Jorge Carvalho, destacando ainda que a parceria com a Fundação Telefônica é sem fins lucrativos e sem ônus para a Seed.

Aprendizagem e Tempo Integral

O segundo projeto citado pelo secretário é a Gestão de Aprendizagem, realizado em parceria com a Fundação Lemann e que atende aos alunos dos anos finais do ensino fundamental. Para demonstrar a importância do projeto, ele mostrou dados do Ideb de 2015.

"Essa é a nossa preocupação e isso depende de todos. Sem o apoio direto de vocês, principalmente das Diretorias Regionais, isso não irá acontecer. É importantíssimo a participação de todos para que possamos avançar", afirmou.

Jorge Carvalho mostrou que em 2016, Sergipe disputou uma seleção para poder entrar na parceria com a Fundação Lemann, em que participaram 220 inscritos, entre estados e municípios, sendo classificado entre os 11 finalistas.

"O programa está atendendo a 230 escolas da rede estadual de ensino, em 10 Diretorias Regionais de Educação", afirmou, explicando que a Fundação Lemann oferece consultoria à gestão pedagógica, através de diagnóstico e metas para melhorar o Ideb.

A terceira linha de trabalho é o Ensino Médio em Tempo Integral, que está sendo implantado gradualmente na rede estadual. Atualmente, 11 unidades de ensino já estão ministrando aulas nesta modalidade de ensino. A partir do dia 15 de maio, mais seis escolas passarão a ofertar o ensino em tempo integral, e a meta é chegar a 37 escolas até o final de 2018. "O ensino médio em tempo integral é, atualmente, a grande prioridade do governo Jackson Barreto na educação do estado", destacou o secretário.