20/04/2017 17:43 (453 acessos)

Gestores da Diretoria Regional de Educação 8 participam de oficina do Programa de Gestão para Aprendizagem

Ação inovadora e democrática da Seed oportuniza que as escolas estabeleçam suas próprias metas do IDEB

Por Avelar Mattos

A Secretaria de Estado da Educação (Seed) por meio do Departamento de Educação (DED), promoveu na tarde desta quinta-feira, 20, oficina do Programa Gestão para Aprendizagem (PGA) para os professores lotados na Diretoria de Educação 8, objetivando aperfeiçoar as práticas pedagógicas voltadas à melhoria da qualidade de ensino, com foco nos resultados do IDEB - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica.

A oficina aconteceu no Colégio Estadual Seixas Dória, no conjunto Jardim, em Nossa Senhora do Socorro. Os trabalhos, coordenados por técnicos da Seed e da Fundação Lemann, tomaram como base os indicadores da qualidade de ensino no contexto nacional, estadual e local.

Durante a atividade os gestores puderam discutir e estabelecer metas para este ano letivo, as quais comporão um Plano de Ação de acordo com a realidade de cada unidade de ensino.

"Vale ressaltar que essa iniciativa inovadora e democrática da Secretaria de Estado da Educação está oportunizando que as escolas estabeleçam suas metas para melhorar o IDEB. A partir daí será determinado a meta geral que deverá ser processada para a Diretoria Regional de Educação", disse Gabriela Zelice, diretora do Departamento de Educação da Seed.

De acordo com a diretora do DED, a meta estabelecida pelos professores da DRE 8 foi 5,1, bem acima da estabelecida pelo Plano Estadual de Educação e Ministério da Educação. Gabriela Zelice lembrou que a rede estadual de Sergipe e a Fundação Lemann firmaram parceria para o oferecimento do PGA.

Em Sergipe, o PGA é desenvolvido em todas as escolas que ofertam o Ensino Fundamental - Anos Finais (6º ao 9º ano), totalizando 230 escolas da Rede Estadual, divididas nas 10 Diretorias de Ensino.

De acordo com a diretora do Departamento de Educação, o programa tem como principais objetivos estabelecer metas e estratégias que direcionam às novas práticas pedagógicas e incentivar o uso dos resultados das avaliações externas, com a finalidade de propor intervenções pedagógicas, para que viabilize a qualidade no processo ensino-aprendizagem.

Formação para Gestores

A Formação para Gestores é uma ação do Programa Gestão para Aprendizagem, realizada pela Elos Educacional, que se dá por meio de encontros presenciais, além do curso online (através de acesso à plataforma), para dupla gestora (diretor e coordenador pedagógico) das Escolas Estaduais que ofertam o Ensino Fundamental - Anos Finais.

A primeira turma do estado de Sergipe alcançou 60 Escolas Estaduais, com a participação da dupla gestora de cada escola e a segunda turma, que se deu início em março deste ano, ampliou a participação de mais 75 escolas, tendo 150 diretores e coordenadores pedagógicos recebendo formação continuada presencial e online.

"Tanto a consultoria quanto a formação têm uma flexibilidade e estão alinhadas às necessidades da SEED e os planos de ação que serão elaborados para nortear as atividades pedagógicas das escolas que serão construídos em conjunto com os diversos atores envolvidos", explica Gabriela Zelice.