Notícia do Portal

20/04/2017 16:51 (235 acessos)

Alunos da rede pública poderão participar do Projeto Jovem Senador

 

Classificados passarão uma semana em Brasília elaborando e votando projetos de lei

 

Por Ítalo Marcos

 

Alunos do ensino médio de escolas públicas estaduais e do Distrito Federal terão a oportunidade de participar do Projeto Jovem Senador 2017, cujo tema será "Brasil plural: para falar de intolerância". Os 27 autores da melhor redação de cada estado participarão do Projeto Jovem Senador 2017, em que estudantes vivenciam a experiência de conhecer o funcionamento do Senado, apresentam, debatem e votam projetos de lei.

 

Os kits de divulgação para todas as escolas públicas estaduais de ensino médio estão sendo enviados em todo país neste mês de abril, através dos Correios. Em breve, todas as informações sobre Jovem Senador 2017 estarão disponíveis através de um link no portal da Seed.

 

De acordo com a coordenadora estadual do Programa Jovem Senador, Nádia Cardoso, as inscrições das redações deverão ser realizadas no período de 1º de junho a 18 de agosto e encaminhadas através dos Correios para a Assessoria Internacional da Seed, localizada na avenida Murilo Dantas, nº 8.881, Galeria Farol Center, sala 30, Bairro Farolândia, CEP 490323-490, em Aracaju.

 

Seleção

 

A seleção estadual será feita por uma banca examinadora indicada pela Coordenação Estadual, que selecionará três redações, sem ordem de classificação, para ser encaminhada à Coordenação Nacional do Jovem Senador. A comissão julgadora do Senado Federal avaliará e julgará as 81 redações finalistas e selecionará 27 vencedoras, sendo uma de cada estado, classificando os três primeiros colocados nacionais.

 

"Os segundos e terceiros lugares receberão um certificado de participação. Já os 27 alunos vencedores estaduais receberão certificado de participação e irão participar da edição anual do Jovem Senador, que será realizada em Brasília, durante uma semana irão vivenciar os trabalhos no Senado Federal, elaborando, discutindo e votando projetos de lei", explicou Nádia Cardoso.

 

O evento na capital federal será no período de 27 de novembro a 2 de dezembro. As redações dos jovens senadores comporão o livreto do "Jovem Senador 2017".

 

Os 27 professores orientadores também receberão certificado de participação e acompanharão seus alunos na viagem a Brasília, além de contarem com programação específica.

 

Segundo Márcia Yamaguti, coordenadora de Eventos da Secretaria de Relações Públicas do Senado Federal, o tema proposto para a próxima edição tem por objetivo estimular o debate sobre questões que estão em pauta no Brasil e no mundo, permeando as relações sociais, com foco na questão da diversidade.

 

"É necessário encontrar um caminho para a pluralidade das pessoas, engajando os jovens no mundo das diferenças e preparando-os para serem cidadãos que respeitam o direito do outro", declarou.

 

Mais informações podem ser obtidas na Assessoria Internacional da Secretaria de Estado da Educação, pelos telefones 3253-8112 / 98867-5487 / 99959-4356.

Voltar à página anterior