20/04/2017 11:53 (382 acessos)

Centros de Esportes Escolares estimulam prática da atividade física na Rede Estadual de Ensino

Iniciativa atende mais de 200 alunos atletas e acontece em cinco polos de esportes, contando com 11 modalidades

Por Lívia Lessa

Atletas, alunos, professores, coordenadores e diretores se reúnem na manhã desta quinta-feira, 20, às 8h30, no Colégio Estadual Augusto Maynard para assistirem à uma aula experimental de Ginástica Rítmica, a nova modalidade que será oferecida no polo II do Centro de Esportes.  O evento é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Educação (Seed), realizado por meio do Departamento de Educação Física (DEF).

Durante o primeiro semestre de 2017 diversas unidades escolares irão receber os estudantes atletas para conhecerem um pouco mais sobre a importância de praticar atividade física. Na quarta-feira,19, no pátio da Escola Estadual Rodrigues Dórea houve apresentações de Judô e Ginástica Artística.

De acordo com o chefe do serviço de esportes, Gladston Lisboa, o esporte não apenas proporciona uma forma de educar, mas também permite uma melhor qualidade de vida e uma opção de lazer para os jovens atletas. "Por meio das atividades realizadas no Centro de Esportes Escolares já houve a revelação de muitos talentos sergipanos", afirma.

Para a estudante do 9° ano da Escola Estadual Rodrigues Dórea, Vitória Pereira Carvalho Bonfim, participar das apresentações é uma forma de incentivar outros alunos a praticarem alguma modalidade. " O esporte ajuda a sermos cidadãos de bem. Uma palavra para definir o que é judô em minha vida: é amor", declara a atleta ao comentar que há três anos descobriu diversas habilidades ao começar a se dedicar aos treinos.

Atletas destaques

Os atletas sergipanos, nas diversas modalidades, cada vez mais conquistam destaque no cenário local e nacional e a Seed, por meio das ações do DEF e atividades dos Centro de Esportes, busca fomentar o desporto escolar.

O jovem estudante da 2ª série do Colégio Estadual Leandro Maciel, Fernando Andrade, pratica Ginástica Artística desde 2013. Ele já coleciona algumas medalhas e se tornou uma referência no Estado. " Perdi as contas da quantidade de campeonatos que participei, só o sergipano levei o primeiro lugar por três anos consecutivos. O empenho e a dedicação do nosso treinador, o professor Admilson Oliveira, refletem nas nossas conquistas. O esporte é a base da minha vida", declara.

Segundo o professor de Ginástica Artística e técnico da Escola Francisco de Souza Porto, Admilson Oliveira, o que os estudantes aprendem com a prática esportiva levam para outros âmbitos da vida pessoal, como por exemplo o foco, a disciplina, a dedicação além da importância do trabalho em equipe.

"O esporte ajuda a desenvolver habilidades, colabora na autoestima, os estudantes passam a se dedicarem mais aos estudos e eles servem como uma referência para os colegas e familiares. Os pais ainda afirmam que os filhos se tornam mais responsáveis e dedicados", relata o treinador.

Conforme destaca o professor e treinador de judô, Francisco Igor de Oliveira Mangueira, do Centro de Esportes Escolares do Núcleo General Siqueira, o trabalho realizado pela Seed já conta com bons resultados. "Os Centros têm as características de divulgar algumas modalidades para a comunidade estudantil. O envolvimento dos jovens colabora no desenvolvimento cognitivo e ainda aumenta a disciplina", ressalta.

Centro de Esportes Escolares

O Centro de Esportes Escolares é dividido em quatro polos e atende mais de 200 estudantes durante o contra turno escolar. Segundo Gladston Lisboa, os professores são preparados e oferecem um acompanhamento adequado aos alunos. Para mais informações, entrar em contato com o DEF através dos telefones: 3194-3368 e 3194-3369.

Saiba quais são as modalidades e o local que acontecem as atividades:

Polo

Colégio Estadual Augusto Franco