20/04/2017 09:23 (642 acessos)

Alunos da Escola Especial João Cardoso encerram ano letivo com vasta programação

Danças circulares, brincadeiras, sorteio de brindes, exibição de vídeo e exposição de materiais pedagógicos, marcaram o encontro, que foi prestigiado por mães, professores e convidados

Por Avelar Mattos

Um exemplo de amor ao próximo. O carinho, a atenção e a dedicação dos professores da Escola Especial João Cardoso Nascimento Júnior mereceram elogios por parte das mães dos alunos com deficiência de alto comprometimento, durante as atividades artísticas que marcaram o encerramento do ano letivo de 2016.

Na tarde desta quarta-feira, 19, alunos, professores, pais e convidados, se reuniram na unidade de ensino da rede estadual para comemorar o final do ano letivo, participando de uma vasta programação cultural e artística.

"A escola faz parte da família desses alunos e dos pais. Procuramos socializar e interagir os nossos alunos com todos os profissionais da unidade escolar. Buscamos também, potencializar e melhorar as suas habilidades para que possam ser inseridos no ensino regular", ressalta o diretor Anderson de Araújo Melo.

Um dos pontos culminantes da programação ocorreu durante a apresentação da aluna Raissa, 23 anos. Ela teve paralisia cerebral e acompanhada da mãe, Janaina Oliveira Santana, dançou, arrancando os aplausos dos presentes.

"Procuro levar uma vida normal com a minha filha. As outras mães que têm filhos com deficiência devem fazer a mesma coisa, incentivando-os a praticar alguma atividade artística. Essa interação vai ajudar no desenvolvimento da criança", disse Janaina Andrade.

Aptidão

De acordo com ela, somente depois dos 40 anos é que descobriu que tinha aptidão para a dança, graças a filha Raissa. "Hoje, somos convidadas para várias apresentações de dança. Basta ver os olhos da minha filha para sentir como ela está feliz. Sempre digo que para Deus nada é impossível", disse emocionada.

A programação de encerramento do ano letivo da Escola Especial João Cardoso teve início por volta das 14h. "Inicialmente tivemos à apresentação de danças circulares sob a coordenação da psicóloga Sílvia Azevedo, da Secretaria de Estado da Saúde", disse o diretor.

Anderson Araújo também mencionou a realização da exposição de materiais pedagógicos; a exibição de um vídeo produzido pelos próprios professores com a participação dos alunos; sorteio de brindes e interação dos alunos do curso de Educação Física, da UNIT, que promoveram várias brincadeiras.

Elogios

Com olhares atentos, as mães carinhosamente, acompanharam seus respectivos filhos. Todas elas foram unânimes em elogiar o profissionalismo e a dedicação dos professores da escola estadual.

"Os professores são fantásticos e dedicados ao extremo. Nesses 16 anos que o meu filho estuda neste colégio, confesso que ele progrediu muito, melhorando em muitos aspectos, principalmente na coordenação motora. Meu filho se comunica através do choro ou sorriso", revelou dona Regina dos Santos, mãe do aluno Marcos Santos, 18 anos.

Além de elogiar a dedicação dos professores e equipe diretiva da Escola João Cardoso, dona Lúcia da Silva Menezes, fez um agradecimento especial ao governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação.

"A escola recebeu novas cadeiras de roda, que facilitam a locomoção dos alunos. Além de ter melhorado no aspecto físico, mas é o lado humano que merece o meu respeito e carinho, devido ao excelente tratamento que recebemos dos funcionários e professores", disse a mãe do aluno Juan da Silva Menezes, 09 anos.

O filho de dona Lúcia tem paralisia cerebral. "Agradeço de coração todos que fazem essa escola maravilhosa e que tem professores competentes e abnegados", disse.