Notícia do Portal

27/12/2016 12:38 (3186 acessos)

Colégio estadual é destaque no programa Encontro, da Rede Globo

Por Sílvio Oliveira

 

O Colégio Estadual São José, circunscrito à Diretoria Regional de Educação 3, foi destaque nesta terça-feira, 27, em um quadro do programa "Encontro com Fátima Bernardes", da Rede Globo.

 

A reportagem realizada pela jornalista Carla Suzanne enfatizou o projeto Educação Não Tem Cor - Encontro com Dandara, idealizado pela unidade de ensino, localizada no município sergipano de Malhador, com o intuito de discutir questões relacionadas ao preconceito e racismo; além da valorização da identidade, história e cultura dos afro-brasileiros.

 

Professores e alunos utilizaram o formato inspirado no programa global para criar a paródia "Encontro com Dandara", mulher do lendário Zumbi dos Palmares.

Durante todo o programa que abordou o tema racismo, a escola estadual de Sergipe serviu como exemplo de ambiente incentivador na luta contra o preconceito.

 

"Adorei a ideia de usar o espaço da escola para debater e conversar sobre o racismo", afirmou Fátima Bernardes.

 

A diretora do Colégio São José, Rosilene Andrade dos Santos, explicou que todos os anos a escola lembra o Dia da Consciência Negra, mas que nesta edição teve um formato especial por envolver não somente os professores de História, mas também os de todas as disciplinas.

 

"Chamou a atenção do programa Encontro, de Fátima Bernardes, a utilização do formato do programa como cenário, com uma apresentadora chamada Dandara, entrevistas e apresentações musicais relacionadas à consciência negra", explicou.

 

Para ela, a divulgação do projeto é uma forma de promover a luta contra o preconceito de cor, religião e gênero. "O objetivo é preconizar que todos devem ser respeitados com suas diferenças", ressaltou.

 

A paródia "Encontro com Dandara" foi apresentado no programa da Rede Globo na manhã desta terça-feira, 27, e tem como professores orientadores Rita de Cássia Melo Gomes, Adriana Diniz dos Santos e Cátia Matias. Professores e alunos do Colégio São José já pensam em criar outros programas relacionados às disciplinas escolares.

Voltar à página anterior