O Secretário Jorge Carvalho


  • Secretário Jorge Carvalho

Jorge Carvalho do Nascimento nasceu em 28/08/1956, é filho de pais sergipanos (o pai natural de Indiaroba e a mãe, de Macambira), é soteropolitano de nascimento, mas desde os seis anos de idade que reside em Aracaju. Foi aluno do antigo Grupo Escolar Ivo do Prado (atual Colégio Estadual Governador Valadares); do Grupo Escolar General Valadão; da Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente Vargas; do Colégio Estadual Atheneu Sergipense; do Colégio Estadual Presidente Costa e Silva e da Universidade Federal de Sergipe, onde fez o curso em Direito

Jorge Carvalho é casado, pai de dois filhos, professor aposentado do Departamento de História e do Mestrado em Educação da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFS, diretor do Departamento de Cultura e Arte e chefe do Departamento de História da UFS.

Licenciado em Pedagogia pela Faculdade Pio Décimo, é doutor e mestre em História e Filosofia da Educação pela PUC-SP. Atuou como pesquisador na Johan Wolfgang Göethe Universität de Frankfurt, na República Federal da Alemanha. É mestre em História e Filosofia da Educação pela PUC de São Paulo. Fez curso de especialização em Desenvolvimento Econômico e Relações Internacionais pela Universidade de Havana/Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais e em Administração Pública pela Universidade de Campinas/Fundação de Desenvolvimento da Administração Pública.

Foi secretário municipal de Educação nos períodos de 86/87 e 97/98 e secretário de Governo de Aracaju (1999/2000). É membro da diretoria da Sociedade Brasileira de História da Educação. Foi superintendente Estadual de Turismo e secretário Adjunto de Turismo do Governo de Sergipe (2007-2008). Foi diretor-presidente da Segrase (2011-2013), assumindo o comando da Secretaria de Estado da Educação em 2014.

Foi membro do Conselho Estadual de Educação e do Conselho Estadual de Cultura de Sergipe e é Conselheiro Fiscal do Conselho Nacional de Secretários da Educação - Consed.

Publicou, dentre outros, os seguintes livros: A Escola de Baden-Powell: cultura escoteira, associação voluntária e escotismo de Estado no Brasil, em 2008; Intelectuais da Educação: Sílvio Romero, José Calasans e outros professores, em 2007; Memórias do Aprendizado, em 2004; Historiografia Educacional Sergipana, em 2003; A Cultura Ocultada, em 1998; e a dissertação de mestrado intitulada A Intervenção da Sudene na Política Educacional do Estado de Sergipe: 1959/63.

Voltar à página anterior